sábado, maio 08, 2010

O que a Faz Minha Mãe

Algumas mães são carinhosas e outras são repreensivas, mas isto é amor do mesmo modo, e a maioria das mães beija e repreende ao mesmo tempo. (Pearl S. Buck)


Eu não vou metaforizar sobre as flores. Nem mencionarei os corações. Nada de perfumes ou comparações com o mundo animal.

Ser mãe não é "padecer no paraíso", mas a prova de que este existe. Não de maneira perfeita, intacta, linda e imutável. Mas cheio de complicações. De altos e baixos. De diálogos imcompreendidos, que tornam o lugar muito aprazível em algo real, no qual se pode e se deve, de fato, acreditar.

Mainha tem um monte de defeitos. É tão nervosa que me faz ficar impaciente. Mas tão íntegra, a ponto de me deixar boquiaberto. Quando está insatisfeita, fala sem parar. Entretanto é atenciosa e preocupada. Não tem muitas ambições. Porém quer o sucesso absoluto de seus filhos. Fala alto, quando brava. Todavia acorda no meio da noite - mesmo nós não sendo mais crianças - para conferir se dormimos bem.

Não sei se ela é a melhor mãe do mundo. No entanto não tenho a menor dúvida de que seja uma das maiores (mesmo com sua baixa estatura). Sofre. Preocupa-se. Aconselha. Teme. Faz temer. Alguém que, mesmo longe de realizar seus mais modestos sonhos, não se cansa de alertar que, em breve, veremos grandes acontecimentos nos setores profissionais e pessoais de nossas vidas.

Francamente, não entendo como é que pode ser assim. Renunciar seus momentos e desejos em prol de outros. Que às vezes responde secamente. Fala de modo ríspido. Não auxilia nos afazeres.

Talvez seja este perfil pautado no incondicional que a enobreça. Que a enalteça. Que a faça mãe.

2 comentários:

  1. Sabe... Você tem um jeito muito 'seu' de falar, e esse jeito me deixa extasiada. Tudo muito lindo, muito mesmo.
    Beeeeijo.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que, aos poucos, vou estabelecendo meu "perfil literário"...

    Obrigado por ser minha visitante mais assídua.

    O beijo cheio de amor!

    PAZ!

    ResponderExcluir