domingo, fevereiro 07, 2010

Faz-se Necessário um Pouco de Causticidade

"O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós."
(Jean Paul-Sartre)

Hoje executarei dois atos dos quais não gosto muito. O primeiro é escrever em "primeira pessoa". O segundo é evidenciar meu menosprezo e repulsa pela opinião alheia. Principalmente quando a mesma parte de indivíduos maquiados. Que se escondem atrás de seus mundinhos de "faz-de-conta", embora eu saiba que, se um balde de água for jogado, toda a tinta escorrerá, mostrando a podridão que há por trás do disfarce. Tolos! Todos!
Lastimável pensar que dedicam parte significativa de suas insignificantes vidas a falar mal do próximo - e do distante também. Destinam suas horas num negócio que favorece o ÓDIO. Afetam o EGO. Comprometem o CIO. Não o meu, mas o de vocês, animais, que, com suas ignoradas ações, salientam sua irracionalidade. E quer saber? Por vezes é bom - bom não, misericordioso - dedicar um espaço a esses pobres coitados que desonhecem a efemeridade da vida; que, com suas próprias e inabilidosas mãos, deixam a existência escoar, líquida e fria, por entre seus dedos. Estes que apontam as falhas de outrem para omitir suas ações malsucedidas. Os sonhos NUNCA alcançados. Suas más resoluções internas que se traduzem na maneira como conduzem seu modo de viver; de ver; dever. Verde. Musgo. Gosmento e frio, assim como o são, em essência. Sem ciência. Ou consciência de quem são ou do que fazem.
No fim, então, presumo que pouco - ou NADA - importa o julgamento/conceito/preceito/preconceito dos outros. Os seres são demasiadamente contraditórios e, portanto, torna-se inviável satisfazer suas necessidades. A mim basta ter em mente, com força e vigor, as vertentes daquilo que é autêntico e veraz.

8 comentários:

  1. Uau... Faz um bom (bastante) tempo que ando fugido do blog. Sorry! E pra começar a ler o que perdi, já vejo esse texto.

    Forte, com emoção e passa o recado... e bonito a seu jeito. O senhor Castro não perde o jeito nem de férias. Ótimo como sempre =)

    ResponderExcluir
  2. 'Ui, nêgo! Essa foi forte!' E a mais pura verdade.
    Que muita gente não tem coragem de falar! heehehe
    Sempre lindo o que escreve!
    Beijo, te amo!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por continuar a me motivar e incentivar meus devaneios...

    Sua visita é sempre prazerosa, Thi!

    Aquele abraço.

    ResponderExcluir
  4. Jai, às vezes temos de deixar a 'emoção de lado' e desabafarmos racionalmente...

    Eu amo você de maneira única!

    ResponderExcluir
  5. Linda Cris, há situações que pedem para que eu 'grite'!

    ResponderExcluir
  6. Essa força que transmite nas palavras... Tudo faz a gente ter uma visão imensa do texto.
    È instigante, desperta em mim uma certa inveja literária...
    Sem palavras para o seu texto. Descrito com precisão, pude sentir todos as coisas aí citadas.
    Incrível. Seu blog é incrivel. Tudo aqui é incrível.

    Beijos meus,

    ResponderExcluir
  7. Isso me deixa contente, Grazi. Afinal vejo uma grande ESCRITORA em você.

    Crítica, embora não menos sensível... Uma garota de fibra e, indubitavelmente, com incomensurável potencial.

    Sempre que quiser, deixe um comentário... Vindo de você, meu ego se sente "massageado".

    PAZ - pura e simples!

    ResponderExcluir