quarta-feira, setembro 02, 2009

Aprendi que é Necessário Apreender


Aprendi que, na maioria das vezes, é preciso ficar quieto, quando a vontade mais intensa é a de gritar.
Entendi que, embora as pessoas sorriam, não significa que sejam simpáticas. Elas olham, mas não vêem; tocam, porém não sentem; elogiam, entretanto o enxergam como um ser “diferente”.
Estanco; me espanco; espanto! Martirizo-me por detalhes que, definitivamente, não valem à pena. Procuro agitar, incitar, contagiar. Perda de tempo? Mero intento? Desalento!...
Eu tenho sonhos. Não os tenho mais... Eles me projetam rumo ao futuro; os invejosos me querem lá atrás.
Madrugada e minha companhia é a insônia. Perturbadora, desencadeia medos, ansiedades, receios... Tento conclamar silêncio em mim, mas o que evoco – sem saber por quais vias – são murmúrios, lamentos, agitações. Penhasco! Lançar-me-ei perfidamente ou permanecerei determinado, construindo a ponte?
Uma palavra? “Paradoxal”: ave sem penas, flor sem cheiro, sol sem brilho, carro sem freio... Bravo: sem o menor talento para o brado!
Descomunal, atemporal, insosso, desfeito, defeito... Efeito. Contrário, retrógado, disforme... Forme. Fome... Mordi, mastiguei, triturei, engoli. Sapos. Desaforos. Sandices. Acusações.
Pensei, recapitulei, devaneei... Dormi!
... Silêncio! ...


NOTA: Imagem retirada do www.deviantart.com 

6 comentários:

  1. Estamos mesmo aprendendo, Du... E que bom que isso esteja acontecendo! Mas, é também verdade que esses momentos de incertezas, de questionamentos, de análise de nós mesmos e do outro, promove em nós um conhecimento indispensável para nosso crescimento e amadurecimento. Não vivemos sem o outro. É fato. Mas, isso não nos isenta de sermos decepcionados, de ficarmos 'na mão' por vezes. Às vezes, só nos resta a companhia da nossa insônia mesmo... E ainda bem que, desse momentos, nascem reflexóes, desabafos, e textos maravilhosos como esse.

    O Beijo, "escritor meu"!

    ResponderExcluir
  2. Cara leitora/ESCRITORA,

    nem só o inverno proporciona aprendizado. Acabei de ler seu comentário e foi como ter tido uma belíssima aula. Não há muito o que dizer. Tomara que "OBRIGADO" seja suficiente!

    ResponderExcluir
  3. Adoro muito esse seu texto. Para mim, realmente, é o que acontece no cotidiano... Angústias e tudo mais que ficam permeando os pensamentos são um porre, mas não dá pra evitar o pensamento sobre eles. Faz parte da vida, mas o importante mesmo é saber (leia-se aprender) como superá-los! Tudo em prol do nosso crescimento como pessoas!

    Thi.

    ResponderExcluir
  4. É, de fato!
    Minha preocupação, Thi, mais que escrever belos textos, é "tocar" pessoas, independentemente de quais e quantas sejam...
    Fico contente por você ser uma destas (bem especial, diga-se de passagem).

    ResponderExcluir
  5. É impressionante o seu dom: eloquente, como sempre!! Se de fato a sua preocupação é tocar, tocou-me. Lindos textos, Duh...como disse anteriormente: "v é o cara!"
    Quero um exemplar viu? Autografado! =]
    LindDuhhhh!

    ResponderExcluir
  6. Você é muito generosa, Minhoca!
    E elogios como os seus são como patrocínio para time em suegunda divisão... "Enchem a bola".

    O beijo e obrigado por me visitar.

    ResponderExcluir