segunda-feira, setembro 14, 2009

Mais que vê, eu exerguei...




"Nada é mais simples do que a nobreza; na verdade, ser simples é ser nobre." (Ralph Waldo Emerson)





Eu vi um morador de rua. Ele era aparentemente comum. Sujo. Descabelado. Desesperado... Não por comida. Não por uma roupa limpa e quente. Não por um banho... Sabe-se lá porque, sua gana era pelas palavras.
Em suas mãos mal tratadas, uma caneta velha e sem tampa. No colo, um jornal desgastado. E o pobre homem, onde encontrava um espaço, punha-se a escrever. Compulsiva e ininterruptamente. Era como se, preenchendo aqueles espaços, seu vazio interno pudesse ter um fim.
A cena era quase que irreal. Sentado num ponto de ônibus, aquele ser de aparência abandonada tinha brilho nos olhos. Eles eram vivos. Desesperados.
O indivíduo não se cansava de redigir. Parecia desesperado e voraz. Independia do sentido. Não importava a direção! Vertical ou horizontalmente, ele despejava suas palavras. Derramava-as para encher-se. Era uma composição silenciosa, embora o burburinho infindável da cidade não cessasse. Era como se o mundo houvera parado e tudo o que eu consegui fazer era observá-lo. Impressionado! Intrigado. Descrente... E então notei, mais uma vez, que a realidade pode ser dura como o ferro fundido. Pode, com vigor, comprometer meus sonhos, embora àqueles que a compõem jamais deixem de sonhar.
Mais do um morador de rua, eu vi um homem. Grande e nobre. E isso me inquietou...

NOTA: Imagem retirada do www.deviantart.com 

2 comentários:

  1. A forma como a gente vê e interpreta as pessoas, às vezes mostra mais de nós mesmos do que necessariamente da pessoa que observamos... Vc enxergou um mendigo sonhador se libertando da realidade por meio das palavras. E através disso, eu vi em vc um ser mais sonhador ainda. E nobre por possuir uma sensibilidade indescritivelmente linda!...

    Continue.
    Nunca deixe de enxergar com esses olhos do coração.

    Com mto amor, e mta saudade de vc. Cris.

    ResponderExcluir
  2. Você me emociona, Cris!

    E me faz crer que minha ação de "enxergar" pode ser profundamente significativa...

    Obrigado por, sempre, abrir meus olhos!

    Saudades.

    ResponderExcluir